Construção da Sensibilidade

Jurere Internacional

A Construção da Sensibilidade | 3a Turma | 2016

Bom, há 3 anos eu tenho um projeto pessoal muito importante na minha carreira: Juntar 10 fotógrafos para um curso de Imersão, por alguns dias no mesmo hotel, para falar e viver a fotografia durante 24 horas por dia. 


As duas edições anteriores foram na serra Catarinense, no meio das Araucárias e do friozinho que eu tanto amo. Depois de alguns pedidos para se ter uma vivência na beira do mar, eu decidi fazer uma turma em Floripa. Com a ajuda da minha amiga Paloma Schell, aluguei uma casa incrível em Jurerê Internacional, e tive a louca ideia de colocar todos nós (9 alunos + 6 pessoas da minha equipe) dentro da um casa, por 3 dias inteiros. 


Sim, esse ano o Workshop ganhou mais um dia de conteúdo, porque senti falta de “esmiuçar” as milhões de informações que eu queria compartilhar. Afinal o mundo de casamentos é tão lindo, mas tão complexo, que ainda acho que se incluir mais um dia inteiro, ainda teremos assunto.


Essa turma foi a que eu mais consegui dividir e compartilhar tudo o que eu acho, acredito, concordo e discordo da fotografia de casamento, e principalmente sobre nós mesmos, como seres humanos, e da maneira como vemos o mundo, como reagimos a ele e como as nossas fotografias expressam 100% de nós.


Além de aguçar os sentidos, que é o principal objetivo do Workshop de Imersão “Construção da Sensibilidade”, eu acredito no imenso poder que essa vivência tem de sacudir as pessoas por dentro, já que considero um processo de auto conhecimento. 


E é incrível poder trazer a tona o sentimento que cada um tem dentro de si, ver o quanto meus alunos conseguem agora se expressar através da fotografia, aquilo que eles carregavam no peito.  E hoje, 2 semanas depois do workshop, eu consigo ver e sentir cada vez mais emoção, cumplicidade, e amor nas suas imagens. Porque a gente fotografa quem a gente é, não é mesmo? É só preciso que alguém seja um catalisador de todas essas emoções contidas em cada um deles. E vou dizer, saiu cada foto linda! Fizemos também uma aula prática de um ensaio Pré Casamento, tivemos um casamento de verdade, com noivos meus de verdade, assim meus noivos revivem o grande dia, com tudo o que tem direito. 


Depois desse dia, todo mundo senta, edita as suas imagens, e no outro dia é feito uma crítica em cima delas, onde o aprendizado mais uma vez é coletivo, e intenso!


Mais do que isso, vi eles se transformando. Cada dia, cada abraço, cada bronca que eu dei, cada opinião super sincera que eu disse, a maneira com que eles viam o seu equipamento, como olhavam para suas fotos de uma maneira transformadora, quase dizendo: “Sério, que eu que fiz isso?”.


Foram 3 dias, e incríveis 45 horas de conhecimento, de troca de experiencias. Sim: 45 horas falando sobre fotografia. Das 8 da manhã as 2 da manhã do outro dia. 4 dias sem dormir direito, e com a cabeça naquilo que nos move! E em Outubro tem mais! A 4a turma está chegando!